06 outubro 2015

SER CHEFE OU SER LÍDER

- Vai e faz isso. 
- Tem que estar pronto em três dias na minha mesa.  
- Você não acabou ainda? 

- Venha, precisamos fazer isso. 
- O prazo que temos para terminar essa tarefa são três dias.
- Ainda não acabamos, precisamos nos emprenhar mais. 

Quais frases são mais fáceis de ouvir?Mais gostosas? Mais motivadoras? 
Qual exemplo te faria gostar da sua empresa? 

Ser chefe é muito fácil. Difícil é ser líder! Mandar, obrigar, humilhar... Essas coisas farão com que as tarefas sejam executadas, mas sem entusiasmo, sem preocupação se está realmente certo. Isso tudo acarretará em muitos erros, em trabalhos terem que ser refeitos, clientes reclamando, um chefe pode falir uma empresa inteira por "simplesmente" pensar que é mais do que sua equipe. É impossível liderar pessoas que não confiam em você.

Na verdade, essa é a palavra chave: CONFIANÇA. Uma equipe que confia no líder executa sua tarefa com muito mais atenção, dedicação e entusiasmo, resulta em menos erros, clientes satisfeitos e uma empresa em expansão. 

Um líder precisa mais do que técnica, é claro que dominar as tarefas e ter experiência na área é importantíssimo, mas relacionamento não fica nem um pouco para trás. 

Um líder que é referência motiva sua equipe e os inspira a segui-lo, um chefe também, então imagina uma equipe inteira agindo cada um por si sem preocupação nenhuma com o próximo. 

Um líder quando é legítimo é levado a sério pela diretoria, suas opiniões e sugestões são acatadas e isso reflete na equipe em forma de respeito. 

Um líder deve saber dizer sim e dizer não, elogiar, recompensar e assim será levado a sério quando educadamente precisar chamar a atenção, corrigir não é o mesmo que humilhar, para mostrar que está errado não é preciso gritar, dar o exemplo é a melhor forma de ensinar, seja como quer que sua equipe seja, afinal, você é o espelho e sua equipe é o reflexo. 


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