29 janeiro 2016

EU PRECISO TER UM PORTFÓLIO ?



  • Primeiro, o que é um portfólio? 
É como um currículo, só mais completo e mais extenso. Sabe todas as informações que você ocultou no currículo para caber em uma única folha? Agora é hora delas aparecerem. As palestras, workshop, seminários, estágios, pesquisas... tudo que você participou e vai contribuir para sua vida profissional. 
É como se fosse uma coleção dos seus trabalhos.
  • Como fazer um portfólio? 
Você pode fazer de forma digital ou manual mesmo, montando uma pasta, cada evento que você for, você acrescenta lá, pode colocar recortes de jornal, ingressos, fotos, sites, anotações. O mais popularizado hoje em dia são os portfólios dos designs gráficos, onde eles acrescentam todos os trabalhos feitos, mas todo profissional pode ter um. 
Por exemplo, eu como psicóloga, colocaria todas as coisas que experienciei na faculdade, diferente do currículo que eu apenas cito a faculdade, no portfólio eu coloco minhas experiências com o estágio, que já trabalhei com "pesquisa de clima, descrição de cargos, recrutamento e seleção..." coloco as palestras que agregaram meus conhecimentos, semanas da psicologia que participei, eventos que ajudei na organização.... coloca cada experiência profissional vivenciada para comprovar que você irá dar conta se aquela tarefa surgir de novo no dia a dia. 
  • Quando usar o portfólio?
Não entregue junto com o currículo, essas informações só vão interessar para o empregador se ele realmente tiver interesse em você, o momento ideal é levá-lo com você quando for chamado para uma entrevista, será um grande diferencial e despertará interesse sobre você, o entrevistador vai olhar e tirar possíveis dúvidas com você bem ali na frente dele.

Ah, tem aquele portfólio de demonstração para o cliente também, como aqueles que nós blogueiras pedimos quando vamos escolher um layout ou mídia kit. Tem portfólio pra você que vai contratar um serviço de decoração de festa ou confecção de um cartão de visita, mas é a mesma coisa, é a coleção de trabalhos daquele profissional que quer conquistar você a contratá-lo para aquele trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.