11 janeiro 2016

POR QUE VOCÊ NUNCA É CHAMADO PARA UMA ENTREVISTA?

Sabe qual é a primeira impressão da empresa sobre você? Seu currículo, é como um cartão de visita, é nele que você precisa provar que é bom o suficiente para ser chamado para uma entrevista e ter a oportunidade de mostrar melhor quem você é. 

Recrutamento e seleção foi algo que estudei bastante durante a faculdade e tive a oportunidade de ver na prática através dos estágios e eu mesmo descartei várias pessoas por não saberem se apresentar em seu currículo, a organização do currículo é importantíssima e informações desnecessárias podem te fazer parecer desinformado, então pesquise antes de montar seu currículo. 

Dados como RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho... tudo isso só vai importar para
o empregador se ele for realmente te contratar, e se isso acontecer, ele vai solicitar no momento certo, por tanto, não ocupe espaço no seu currículo com essas informações. 

Algo importante que nunca é demais verificar são os erros de português, até mesmo os mais singelos, verifique inclusive as conjugações, esteja atento as regras ortográficas que mudam também. 

Imprima seu currículo em folha branca, letras pretas, não invente, isso faz parte da organização, use fontes como arial ou times, justifique ou mantenha a esquerda. 

Escrever "Currículo Vitae" no início da folha está totalmente ultrapassado, já sabemos que isso é um currículo, não precisa nos brindar com essa informação, o primeiro dado do currículo deve ser o seu nome, em destaque, com letras um pouco maior do que as demais informações, seguido dos seus dados pessoais: 

SEU NOME
rua, n°, bairro
cidade, estado
estado civil, filhos - idade
telefone/celular
e-mail   

Coloque a idade, não o ano em que nasceu, o que a empresa que saber é quantos anos você tem e depois de verificar mais de cinquenta currículos ninguém quer ficar fazendo contas, experiência própria. Se não tem filhos escreva "sem filhos". 

Fotografia não é algo de extrema importância, coloque apenas se solicitado pela empresa desejada. 

Algo muito importante que já vi pessoas perderem a oportunidade por isso é entregar o currículo e não ficar atendo ao e-mail e telefone, se entregou currículos fique acessível, atenda as ligações e verifique o e-mail. 

Depois coloque o objetivo, nada dessas coisas prontas que o google oferece, coloque a área que quer atuar, EX: 

Objetivo: Recursos Humanos. 

Depois é a vez da escolaridade, se terminou o ensino médio, não é necessário colocar o ensino fundamental, pois é óbvio que para concluir o ensino médio você já teve que passar pelo fundamental, o mesmo para ensino superior, se está cursando ou terminou a faculdade é óbvio que já passou pelo ensino médio, coloque o local, o período se ainda está cursando e ano de conclusão. EX: 

Escolaridade:
Ensino superior completo em Psicologia turma 2015 Anhanguera Leme. 


Depois é a vez dos cursos que você fez: informática, cursos técnicos, de idiomas... qualquer curso que você tenha feito, seguindo a mesma ordem da escolaridade: curso, local e ano de conclusão. 
DICA: Se vai entregar o currículo para trabalhar de vendedora, não precisa colocar aquele curso de manicure que você fez, mas o mesmo será um grande diferencial se a empresa que receberá seu currículo for um salão de beleza, entendeu? Pensa no objetivo e veja os cursos que valem a pena colocar. 

Aí sim vêm as experiências profissionais, colocadas da mais recente para a mais antiga, coloque o local, quanto tempo você ficou lá (essa informação é muito importante), telefone (caso a empresa queira solicitar seu desempenho no emprego anterior), pode colocar um nome de contato se preferir, coloque o cargo que você ocupava e as funções que desempenhava. EX:

Experiência Profissional
Nome da empresa (tempo que trabalhou lá)
contato
cargo
Funções desempenhadas: Atendimento ao público, vendas... 
(coloque suas funções)

Se caso estiver em busca de seu primeiro emprego, coloque essa informação: "À procura de minha primeira oportunidade".

Não coloque qualidades suas como "sou responsável...", sobre isso você irá falar na entrevista, não é necessário colocar religião e nem assinar o currículo, finalize com mês e ano, mantenha sempre atualizado. 
   

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.