17 fevereiro 2016

ENTREVISTA DE EMPREGO

Então agora na nossa coluna "Gestão de Pessoas" vocês já aprenderam a fazer um currículo perfeito, se precisa de um portfólio e como montá-lo. 

Na certa você já distribuiu seu currículo nas empresas desejadas e foi chamado para uma entrevista, e agora? 

Nos primeiros cinco segundos o que importa é sua aparência, não estou falando se você é negro ou branco, que tipo de cabelo tem ou se tem tatuagens ou percingis. Estou falando de organização e limpeza

Nada de decotes, roupas curtas, regatas ou bermudas, se puder apostar em um look mais social, ótimo, mas se isso foge muito do seu estilo tudo bem uma calça jeans lisa, uma camiseta do seu tamanho, nem agarrada e nem grande, pode ser uma polo, nos pés, sapato, sapatilha ou até mesmo um tênis, mas nada de dedões a mostra, rasteirinhas ou chinelos nem pensar. 

Não é necessários exageros, ternos, gravatas, etc. Você só precisa estar apresentável, é a entrevista, a roupa do dia a dia do trabalho a empresa vai te falar depois se você for o contratado. 


Nada de um monte de acessórios também, e maquiagem só o básico, não é hora de extravasar em nada.

Certo, depois que os primeiros cinco segundos se passaram e não é mais a sua aparência que está sendo analisada, é a vez de mostras convicção e segurança, nervosismo é normal, o entrevistador até deve considerar, mas faça coisas que mostre que você tem segurança, se a porta estava fechada, a feche assim que passar por ela, sorria, cumprimente, aperte a mão com força de quem sabe o que quer e não com a mão frouxa de quem está inseguro, sente-se e responda a todas as perguntas o mais diretamente possível, não enrole, não invente história, não fuja das perguntas e não minta.  

Não fale mal das empresas pelas quais já passou, se você fala mal delas também poderá vir a falar da atual empresa se for contratado, isso suja sua imagem, por mais que tenha passado por experiências negativas em trabalhos anteriores, não as cite. 

É normal falar sobre pretensão salarial, não diga que o que a empresa oferecer está  bom, pesquise antes sobre o piso salarial do cargo pretendido e pesquise sobre a empresa, com isso terá uma base do valor que pode ser negociado, não se desvalorize e nem se vanglorie. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.